A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Estudos
e pesquisas têm comprovado a importância das atividades lúdicas, no
desenvolvimento das potencialidades humanas das crianças, proporcionando
condições adequadas ao seu desenvolvimento físico, motor, emocional, cognitivo,
e social. Atividade lúdica é toda e qualquer animação que tem como intenção
causar prazer e entretenimento a quem pratica. São lúdicas as atividades que
propiciam a experiência completa do momento, associando o ato, o pensamento e o
sentimento. A criança se expressa, assimila conhecimentos e constrói a sua
realidade quanto está praticando alguma atividade lúdica. Ela também espelha a
sua experiência, modificando a realidade de acordo com seus gostos e
interesses.Na educação Infantil podemos comprovar a influência positiva das
atividades lúdicas em um ambiente aconchegante, desafiador, rico em
oportunidades e experiências para o crescimento sadio das crianças. Os
primeiros anos de vida são decisivos na formação da criança, pois se trata de um
período em que a criança está construindo sua identidade e grande parte de sua
estrutura física, socioafetiva e intelectual. É, sobretudo, nesta fase que se
deve adotar várias estratégias, entre elas as atividades lúdicas, que são
capazes de intervir positivamente no desenvolvimento da criança, suprindo suas
necessidades biopsicossociais, assegurando-lhe condições adequadas para
desenvolver suas competências. Todas as instituições que atendem crianças de 0 a 5 anos, deve promover o seu
desenvolvimento integral, ampliando suas experiências e conhecimentos, de forma
a estimular o interesse pela dinâmica da vida social e contribuir para que sua
integração e convivência na sociedade sejam produtivas e marcadas pelos valores
de solidariedade, liberdade, cooperação e respeito. As intuições infantis
precisam ser acolhedoras, atraentes, estimuladoras, acessíveis ás crianças e
ainda oferecer condições de atendimento ás famílias, possibilitando a
realização de ações sócioeducativas.
As
crianças necessitam receber nas instituições de educação infantil:
Ações
sistemáticas e continuadas que visam a fornecer informações;
Realizar
vivências através de atividades lúdicas;
Aprimorar
conhecimentos.
São
vários os benefícios das atividades lúdicas, entre eles estão:
Assimilação
de valores;
Aquisição
de comportamentos;
Desenvolvimento
de diversas áreas do conhecimento
Aprimoramento
de habilidades;
Socialização.
Quanto
ao tipo de atividades lúdicas existentes, são muitas, podemos citar:
Desenhar;
Brincadeiras;
Jogos;
Danças;
Construir coletivamente;
Jogos;
Danças;
Construir coletivamente;
Leituras;
Softwares educativos;
Softwares educativos;
Passeios;
Dramatizações;
Cantos;
Teatro de fantoches, etc.
Dramatizações;
Cantos;
Teatro de fantoches, etc.
As
atividades lúdicas podem ser uma brincadeira, um jogo ou qualquer outra
atividade que permita tentar uma situação de interação. Porém, mais importante
do que o tipo de atividade lúdica é a forma como é dirigida e como é
vivenciada, e o porquê de estar sendo realizada.Toda criança que participa de
atividades lúdicas, adquire novos conhecimentos e desenvolve habilidades de
forma natural e agradável, que gera um forte interesse em aprender e garante o
prazer.Na educação infantil, por meio das atividades lúdicas a criança brinca,
joga e se diverte. Ela também age, sente, pensa, aprende e se desenvolve. As
atividades lúdicas podem ser consideradas, tarefas do dia-a-dia na educação
infantil.De acordo com Teixeira (1995), vários são os motivo que induzi os
educadores a apelar às atividades lúdicas e utilizá-las como um recurso
pedagógico no processo de ensino-aprendizagem. Segundo Schwartz (2002), a criança
é automotivada para qualquer prática, principalmente a lúdica, sendo que tendem
a notar a importância de atividades para o seu desenvolvimento, assim sendo,
favorece a procura pelo retorno e pela manutenção de determinadas atividades.
Huizinga (1996), diz que numa atividade lúdica, existe algo “em jogo” que
transcende as necessidades imediatas da vida e confere um sentido à ação.
Para Schaefer (1994), as atividades lúdicas promovem ou restabelecem o bem estar psicológico da criança. No contexto de desenvolvimento social da criança é parte do repertório infantil e integra dimensões da interação humana necessária na análise psicológica (regras, cadeias comportamentais, simulações ou faz-de-conta aprendizagem observacional e modelagem).Toda a atividade lúdica pode ser aplicada em diversas faixas etárias, mas pode sofrer intervenção em sua metodologia de aplicação, na organização e no prover de suas estratégias, de acordo com as necessidades peculiares das faixas etárias. As atividades lúdicas têm capacidade sobre a criança de gerar desenvolvimento de várias habilidades, proporcionando a criança divertimento, prazer, convívio profícuo, estímulo intelectivo, desenvolvimento harmonioso, autocontrole, e auto-realização. O educador deverá propiciar a exploração da curiosidade infantil, incentivando o desenvolvimento da criatividade, das diferentes formas de linguagem, do senso crítico e de progressiva autonomia. Como também ser ativo quanto às crianças, criativo e interessado em ajudá-las a crescerem e serem felizes, fazendo das atividades lúdicas na educação Infantil excelentes instrumentos facilitadores do ensino-aprendizagem.As atividades lúdicas, juntamente com a boa pretensão dos educadores, são caminhos que contribuem para o bem-estar, entretenimento das crianças, garantindo-lhes uma agradável estadia na creche ou escola. Certamente, a experiência dos educadores, além de somar-se ao que estou propondo, irá contribuir para maior alcance de objetivos em seu plano educativo.
Para Schaefer (1994), as atividades lúdicas promovem ou restabelecem o bem estar psicológico da criança. No contexto de desenvolvimento social da criança é parte do repertório infantil e integra dimensões da interação humana necessária na análise psicológica (regras, cadeias comportamentais, simulações ou faz-de-conta aprendizagem observacional e modelagem).Toda a atividade lúdica pode ser aplicada em diversas faixas etárias, mas pode sofrer intervenção em sua metodologia de aplicação, na organização e no prover de suas estratégias, de acordo com as necessidades peculiares das faixas etárias. As atividades lúdicas têm capacidade sobre a criança de gerar desenvolvimento de várias habilidades, proporcionando a criança divertimento, prazer, convívio profícuo, estímulo intelectivo, desenvolvimento harmonioso, autocontrole, e auto-realização. O educador deverá propiciar a exploração da curiosidade infantil, incentivando o desenvolvimento da criatividade, das diferentes formas de linguagem, do senso crítico e de progressiva autonomia. Como também ser ativo quanto às crianças, criativo e interessado em ajudá-las a crescerem e serem felizes, fazendo das atividades lúdicas na educação Infantil excelentes instrumentos facilitadores do ensino-aprendizagem.As atividades lúdicas, juntamente com a boa pretensão dos educadores, são caminhos que contribuem para o bem-estar, entretenimento das crianças, garantindo-lhes uma agradável estadia na creche ou escola. Certamente, a experiência dos educadores, além de somar-se ao que estou propondo, irá contribuir para maior alcance de objetivos em seu plano educativo.
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